O Nascimento de Vénus - Sarah Dunant




Título Original: The Birth of Venus
Tradução: Sofia Gomes
Editora: Chá das Cinco
Páginas: 346
Classificação:  3/5 - Gostei




Sinopse
Desnudo o corpo da irmã Lucrezia, as freiras observam a estranha tatuagem em forma de serpente que percorre o seu ventre. Lucrezia um dia fora conhecida por Alessandra. Jovem e inteligente, ela vivera o esplendor e luxo dos Médicis em pleno Renascimento. Como fora ela parar aquele convento? O que significaria aquela tatuagem no seu corpo? De que morrera, afinal? O Nascimento de Vénus é um envolvente romance de mistério e paixão no século XV, a retratar em detalhe e minúcia a arte, a riqueza e a podridão de Florença.


Opinião
Um romance histórico escrito com uma grande perícia, em que a caneta se transforma num pincel que descreve a arte renascentista de uma forma apaixonante.

Sinceramente, desconhecia a história de Florença do século XV. A história das personagens deste livro está muito bem interligada com o contexto histórico, informando o leitor de todas as fases políticas e religiosas que passaram por esta cidade, como também da forma de vida dos grupos de maior estatuto social. Houve um ponto que me deixou a pensar – a homossexualidade. Nunca tinha pensado na forma como nesta altura as pessoas com diferentes gostos sexuais eram vistas e o que precisavam fazer para não ir presos ou torturados. 
Mentalidades fechadas dirigidas por um louco religioso que prega contra a podridão da sociedade, a luxúria e a riqueza da cidade. Florença vista no século XV.

Apesar de ter gostado muito da escrita não consegui ganhar pela protagonista uma grande afeição. Era uma personagem bem construída, de grande personalidade e inteligência, mas não foi uma protagonista que me tenha marcado muito. Houve outras personagens que me despertaram mais o interesse, como o pintor e a Erila, e que de certa forma me deram mais vontade de seguir a história da protagonista.
Concluindo, gostei da escrita e da forma como o romance está relacionada com a História. Espero ler mais livros desta escritora.
Previous
Next Post »

Mensagens populares