A Muralha de Gelo - George R. R. Martin [Opinião]



Título Original: A Game of Thrones (2º parte)
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 416
Classificação: 5/5





Sinopse
Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade…Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte…Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar.

Opinião
Um livro que me dominou e que se apoderou do meu pensamento. Quando não estava a ler estava a pensar nas personagens, e quando tinha o livro aberto nas minhas mãos queria ler o mais depressa possível para perceber as intrigas, os demónios que povoavam algumas das personagens.

O livro está construído de uma maneira fenomenal, pois cada capítulo é de uma personagem. Desta forma o livro não se torna monótono, porque mesmo que queiramos saber mais sobre determinada personagem ainda nos agarramos mais aos capítulos seguintes na ânsia de chegar à personagem em questão. Por outro lado, a história possui várias frentes, vários prismas do mesmo acontecimento. Quando as personagens estão distanciadas, é fácil perceber em que é que determinado acontecimento influencia outras personagens que estão do lado oposto do território, e se são duas personagens na mesma situação conseguimos olhar para ela com diferentes olhos. Só por este factor, o escritor convenceu-me. Convenceu-me, cativou-me e agarrou-me até à última página.
A escrita é extremamente interessante, pois além de prender o leitor, consegue descrever as paisagens, o que rodeia as personagens, sem se tornar maçudo nem cansativo, mas conseguindo transmitir ao leitor o que as personagens estão a vivenciar.

Bem, um pequeno desabafo em relação a este livro – eu já sabia que o Martin era conhecido por andar a brincar com a vida dos protagonistas, mas não sabia que começava logo no segundo volume. Uma das personagens que eu mais gostava já “passou à história”. Mas era algo que teria de acontecer, e é este realismo presente na obra de Martin que o torna único.
Para terminar, só gostava de salientar mais um desabafo em relação a outra personagem – Sansa. Ela no primeiro livro e em metade do segundo irritava-me…irritava-me solenemente como é que ela podia viver num mundo tão “cor-de-rosa”. Mas com o virar das páginas e com o desenrolar da história comecei a ficar com pena dela. Martin consegue mesmo virar os meus sentimentos pelas personagens do avesso.

Uma saga para continuar!

Previous
Next Post »

11 comentários

Write comentários
Lia
AUTHOR
21 de fevereiro de 2013 às 22:41 delete

Oláa,
não consegui resistir e tive que cá vir ler o que tinhas para dizer :p
Não é preciso dizer que a curiosidade cá continua hehe
E falando nos teus desabafos:
1. Quero meesmo saber quem é que "passou à história" da história (já ando mentalmente a passar as personagens em revista. Mas tendo em conta o grau de imprevisibilidade do autor, quer-me parecer que não vou estar à espera)
2. Partilho da opinião em relação à Sansa. Senti exactamente o mesmo no primeiro volume, e deixaste-me intrigada em relação a essa mudança de que falas.

Beijinhos e boas leituras! :)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
21 de fevereiro de 2013 às 22:45 delete

Olá Lia!
Eu fiz de tudo para não por muitos spoilers na opinião :p Mas eu esperava sinceramente que a personagem não morresse! Enfim..e sim, nos capítulos da Sansa eu só pensava "que miúda parva"! Mas acredita...depois vais ter pena dela! :(
E estou mortinha por ler o próximo livro!
E outra cena..o livro acaba de uma maneira brutal!!!!! :p
Beijinhos

Reply
avatar
p7
AUTHOR
22 de fevereiro de 2013 às 10:09 delete

O Martin faz tanta, tanta coisa aos personagens que eu já me tinha esquecido que tanto o anterior como este tem um daqueles momentos bam! Agora é que a minha cabeça fez click. xD Oh minha mãezinha...

A Sansa é irritantezinha e palerminha, sim, mas vai ter uma evolução (lenta, mas vai ter) curiosa, à medida que os livros avançam, dá-lhe uma oportunidade. ;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de fevereiro de 2013 às 14:27 delete

Olá p7,

Pois..para mim foi uma morte que não estava nada à espera! :s
Mas sabes que a minha opinião pela Sansa já foi mudando. Ela no final deste livro já começou a perceber como é que o mundo funciona....

Reply
avatar
Mónica Silva
AUTHOR
22 de fevereiro de 2013 às 17:33 delete

A Sansa era também uma personagem que me irritava bastante, era demasiado ingénua e supérflua. Mas à medida que a estória vai progredindo vais notar uma evolução muito positiva e confesso que nos últimos livros tornou-se uma personagem muito interesante! É a fantástica capacidade do George Martin nos trocar as voltas todas :P

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
22 de fevereiro de 2013 às 18:49 delete

Estou a ver que sim Mónica. E já percebi que os próximos volumes reservam imensas surpresas :)

Reply
avatar
Jojo
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 às 00:25 delete

Fiquei literalmente fula quando o Martin matou essa personagem... Acho que até joguei o livro para cima da cama na altura. Eu pensava que ele não podia ser "pior" no entanto, há uma cena nos próximos volumes que me fez subir paredes!!!!
A Sansa vai melhorar muito e ainda te vai surpreender! Se bem que, às vezes, me apetece lhe dar uma estalada... Acorda rapariga!:p

Reply
avatar
Fiacha
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 às 15:39 delete

Olá Kel,

Bem se estás assim deslumbrada com o final do primeiro livro (versão original) prepara-te que KO não te vão faltar e ainda muito o enredo vai alargar.

E não te iludas com certas coisas, por exemplo tenho a certeza que neste momento detestas Jaime pelo que fez logo no inicio certo ?

Ainda hoje não esqueço o que fez, mas é uma personagem que ainda vais gostar....será ?

Um pequeno pormenor que não sei se te passou ou lado ou não mas que tem a ver com Jon.

Houve um diálogo no leito da morte da irmã de Ned que proferiu a este

"Promete-me Ned, promete-me"

Não te quero spoliar em nada mesmo, mas não deixes de ir pensando nestas palavras à medida que vais lendo os livros seguintes ;)

Bjs e boas leituras ;)

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 às 19:04 delete

Oh Jojo, como eu te entendo! às vezes apetece mesmo abanar a Sansa para ver se ela acorda!Estou a ver que os próximos volumes vão ser em cheio!

Olá Fiacha, obrigada pelas dicas.

Beijos e boas leituras

Reply
avatar
23 de fevereiro de 2013 às 20:59 delete

Oi, vc não me conhece, chamo-me Amanda, e saiba q adoro o seu blog, ele é fantástico por isso o sigo. Sou brasileira, amiga do FIACHA, dentre outras pessoas daí de Portugal. Também tenho um blog, q está no inicinho, não é bárbaro como o seu, mas me orgulho muito dele, e gostaria q se possível, vc aderisse à ele, bem como, fica à vontade para fazer os comentários q quiser, se quiser. O link é:link.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

Quanto ao livro q está lendo, tb sigo a série de Martin, estou no terceiro livro aqui no Brasil chamado de a Tormenta das Espadas, não sei a qual se refere aí em Portugal, mas sinteticamente, posso falar q o reino está dividido, muitos reis para um só trono. Mindinho e a aranha como sempre tramando, tenho receio de falar mais e soltar um Spoiler, então fico por aqui. Adoro essa saga!!!

Bom fico por aqui,aguardando um contato seu, logo, logo, no meu blog, falarei sobre Martin, no momentos estou muito entretida com Tolkien :D

Abraços e boas leituras!

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
24 de fevereiro de 2013 às 01:23 delete

Oi Amanda, fico feliz que tenha gostado do meu blog. Sempre que quiser apareça e comente! Sê bem-vinda! :)

Em relação ao Martin, sei que há ainda muita história para rolar..:p

Também adoro Tolkien! Grande mestre da literatura fantástica :)

Já fui visitar o seu blog!
Boas leituras

Reply
avatar

Mensagens populares