O Fim do Sr. Y - Scarlett Thomas [Opinião]



Título Original: The End of Mr. Y
Tradução: Inês Castro
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 430
Classificação: 5/5





Sinopse
Ariel Manto, uma solitária estudante, descobre, no decurso das suas pesquisas para a tese de doutoramento, uma obra rara do escritor do século XIX Thomas Lumas. O Fim do Sr. Y, que havia sido publicado em 1893. Sobre este livro corria o rumor de estar amaldiçoado e que quem o lesse morreria passado pouco tempo. O romance daquele autor desvenda como entrar na Troposfera, onde se pode encontrar o pensamento de outras pessoas. Ariel não sabe se há-de acreditar, mas como prefere a ficção à sua triste e pobre realidade, opta por descobrir tudo o que conseguir acerca da existência daquele mistério. Porém, em breve se vê obrigada a lutar pela sua própria vida, repartida entre o mundo real e o da ficção, numa fantasia cerebral que a conduz a um universo paralelo, onde outros pretendem apropriar-se dos seus segredos.

Opinião
Este livro surpreendeu-me imenso!
A verdade é que muitas vezes o livro atrai-me pela capa – e foi o caso deste livro em particular. Não achei a sinopse nada de especial, mas a capa foi tão chamativa que tive de me render ao livro. Ainda bem que o fiz.

O livro tem uma escrita simples, mas trata de assuntos que não o são. A protagonista, Ariel, está a fazer uma tese de doutoramento sobre as experiências de pensamento, ou seja, como a autora muito bem explica no decorrer da acção, “são experiências que, por qualquer razão, não podem ser fisicamente executadas, mas devem em vez disso ser conduzidas internamente, através da lógica e raciocínio, na mente”. Só por este factor, o livro torna-se extremamente interessante pois consegue conjugar teorias científicas e filosóficas com uma história repleta de suspense e de intriga. A juntar a todos os momentos de reflexão e de análise que o leitor terá de fazer enquanto a personagem explora uma série de teorias em relação ao tempo, ao pensamento e a alguns temas da ciência, surge um novo conceito que é a viagem pela troposfera, no qual a protagonista consegue entrar na mente de outras pessoas, ver o que essas pessoas estão a ver e ouvir os seus pensamentos.
Adorei a personagem principal! É uma protagonista muito bem conseguida, com um  historial surpreendente, que nos ajuda a perceber o porquê dos seus pensamentos e das suas decisões.

Não estava à espera de um livro tão intenso, tanto a nível da história como a nível científico. Só posso dizer que adorei. Foi um bom livro para começar 2013!
Para quem gosta de livros assim, recomendo!

Previous
Next Post »

4 comentários

Write comentários
Pedro Pacheco
AUTHOR
4 de fevereiro de 2013 às 20:08 delete

Apanhas-te-me com a parte dos "universos paralelos" e com aquela coisa toda da mente. Mais um para os 1000 que tenho na minha wishlist xD

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
4 de fevereiro de 2013 às 21:53 delete

O tema é brutal! Comecei a ler a pensar que era um livro simples, tipo juvenil, mas enganei-me.
Gostei muito! :)
Já agora, bem vindo ao meu blog :D

Reply
avatar
Ghost Reader
AUTHOR
5 de fevereiro de 2013 às 13:49 delete

Oi!=D

Parece super interessante.. Adoro explorar esse tema, os mistérios da mente e assim..=)

Bjinhos e boas leituras!**

Reply
avatar
Kel
AUTHOR
5 de fevereiro de 2013 às 13:52 delete

Hello!
O livro é mesmo interessante! Gostei imenso :)
Beijinhos

Reply
avatar

Mensagens populares