26 de outubro de 2013

O Despertar da Magia - George R. R. Martin [Opinião]




Título Original: A Clash of Kings (2º parte)
Tradução: Jorge Candeias
Colecção: As Crónicas de Gelo e Fogo #4
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 395
Classificação: 4/5 – Gostei muito






Sinopse
Quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a saga de fantasia mais vendida, elogiada e premiada dos últimos 50 anos, e a única obra de fantasia a conseguir o primeiro lugar do Top do New York Times.
Esta é uma saga de grande fôlego, que vai buscar à realidade medieval a textura e o pormenor que conferem dimensão e crueza a um universo de fantasia tão bem construído que faz empalidecer a Terra Média de Tolkien. Martin é um especialista na manipulação das expectativas e, profundo conhecedor do género, não deixa de estender sucessivas armadilhas com as quais desarma os tropos que o leitor pensa reconhecer a cada página. O épico de fantasia que toda a Fantasia Épica gostava de ser.


Opinião
E está lido mais um livro da enooooorme colecção “As Crónicas do Gelo e do Fogo”.
George Martin continua fiel ao seu modo de escrita, à sua história cheia de intriga e aventura, repleta de momentos completamente inesperados e surpreendentes.
As personagens são extremamente reais devido aos seus sentimentos mais profundos, como a enorme busca de riqueza e poder ou a união pelos laços de sangue em prol de tudo o resto.

Neste livro destaca-se a importância de Melisandre, a feiticeira que luta por Stannis. Sinceramente, não gosto desta personagem por tudo o que representa, mas penso que será extremamente relevante para esta guerra entre reis.
Por outro lado, gosto cada vez mais do destaque que Tyrion tem na história. Apesar da sua estatura, é provavelmente a personagem mais inteligente e perspicaz que, apesar de viver num mundo de intrigas e traições, tem um lado bastante mais humano do que as personagens que o cercam.
Não gostei do que acontece a Jon Snow. Martin é conhecido por matar personagens ou criar-lhes caminhos muito diferentes daqueles que nós estaríamos à espera mas, esta nova etapa de Jon Snow, não me convenceu muito…

Este livro é, tal como o anterior (bem, de certa forma é o mesmo livro visto que na edição original estes dois volumes são apenas um), demasiado virado para a guerra entre os quatro reis, batalhas e planeamento de estratégias contra os inimigos. E, por este motivo, não foi o livro que mais gostei da série. Apesar de os momentos dedicados às batalhas serem muito bem escritos, são as partes de que gosto menos.
Tive pena que a Daenerys não tivesse muito destaque neste livro. Mas o seu último capítulo promete trazer novas aventuras para esta personagem…

Concluindo, um livro que faz jus à série e ao autor, com tantas cenas inesperadas que levam o leitor a querer mais e mais.
Apesar de tudo, este livro foi o que menos gostei da série até agora devido aos motivos que apontei acima. Porém, é mais um excelente livro de literatura fantástica.


2 comentários:

Mónica Silva disse...

Os próximos são melhores! Especialmente o 6, acredita ;)

Beijinhos e boas leituras!

Kel disse...

Eu acredito :p e já sei que vai muuuuita coisa acontecer nos próximos volumes ;)

Beijinhos**