[Opinião] O Jogador - Fiodor Dostoievsky




Título Original: Igrok
Tradução: Delfim de Brito
Editora: Colecção Visão
Páginas: 192
Classificação: 4 / 5




Sinopse
Dostoievsky escreveu O Jogador em circunstâncias especiais. Para cumprir o prazo de entrega ao editor, teve que suspender a redacção de Crime e Castigo e ditou o novo romance a uma estenógrafa, que depois se tornaria sua mulher.
O enredo assenta em vivências do escritor, que descreve de forma incisiva o ciclo vicioso do jogo, a roleta que dita o entusiasmo e o desespero, as paixões esperançadas ou infelizes, a luta contra os limites da existência humana. Em suma, a evocação de experiências que também marcaram a vida atribulada de um dos maiores romancistas de sempre.

Opinião
Um grande autor, um grande clássico.
Escrito pela mão de um autor russo extremamente conceituado, comecei este livro com imensas expectativas. Não foi uma leitura que me tenha agradado completamente, mas sinto que acabei o livro com algo mais – um livro que me deixou a pensar sobre o ser humano.
Este livro narra a história de um russo – Aleksei Ivànovitch – que, apesar de não ter ambições ou objectivos, descobre que o jogo é o que lhe despoleta adrenalina e felicidade. O autor, com esta personagem, explora um dos lados negros do ser humano – o vício, a falta de objectivos, o descontrolo, a paixão que pode levar à loucura, a solidão total.
Com um travo extremamente irónico em relação à sociedade e ao dinheiro (visto ser ele que faz o mundo girar), o autor utiliza várias personagens “tipo” (como o neto que espera que a avó milionária morra para ficar com a herança, a jovem extremamente bela que só está com um homem pelo dinheiro, aquele amigo que na realidade utiliza os outros apenas para o que lhe convêm), para expor o lado mais sombrio do ser humano.
A escrita é aparentemente simples, mas devido a tema abordado e à história das personagens, o livro torna-se um pesado e bastante complexo.
Um excelente livro, que deixa o leitor a pensar sobre a ambição e as emoções humanas.

Previous
Next Post »

Mensagens populares